
O nosso blog
Este blog pretende dar informação das actividades que desenvolvemos nas aulas ao longo do ano...
15 de novembro de 2010
A Amizade

Elisa- Não haver violência, sermos amigos uns dos outros e convivermos.
Isabel- Carinho, não brigar e não ter ciúmos. É ajudarmo-nos.
Daniela- É não mentir, brincar sem brigas.
Diogo- É confiar e desabafar com os amigos.
Jéssica- É ser amigo e não mentir. Não falar mal nas costas das pessoas.
Lorenzo- É não haver zangas e convivermos.
Mariano- Podermos contar com os amigos. Confiar nos amigos.
Rùben- É ajudar o amigo e conviver com ele. Saber estar.
Tatiana- É ser amigo, simpático, não ser falso e não magoar as pessoas.
Teresa- Respeitar, ajudar e dar o apoio.
Por fim o joão deu-nos uma visão real do que deve ser realmente a amizade:
A verdadeira amizade é não enganar o amigo, partilhar com o amigo, ajudar o amigo,desabafar com o amigo,confiar no amigo, não lhe atirar as culpas quando algo corre mal...
11 de novembro de 2010
São Martinho
Para comemorarmos o São Martinho realizámos algumas actividades:
- Fizémos um trabalho sobre a lenda de São Martinho.
- Recolhemos provérbios e elaborámos cartazes.
- Pintámos trabalhos sobre o tema.
- Apresentámos a todos os alunos da escola algumas músicas que preparámos com o professor Francisco Bruno na Actividade de Enriquecimento Curricular do Ensino da Música.
- Participámos no magusto escolar.
- Fizémos um trabalho sobre a lenda de São Martinho.
- Recolhemos provérbios e elaborámos cartazes.
- Pintámos trabalhos sobre o tema.
- Apresentámos a todos os alunos da escola algumas músicas que preparámos com o professor Francisco Bruno na Actividade de Enriquecimento Curricular do Ensino da Música.
- Participámos no magusto escolar.
9 de novembro de 2010
Cidade Romana da Amaia
No dia seis de Novembro fui visitar a Cidade Romana da Amaia. Nós íamos para Castelo de Vide e depois passámos pelas ruínas. Estacionámos o carro e entramos por um portão. Comprámos o bilhete que custou dois euros. O Senhor disse que havia um museu e fomos visitá-lo. Havia uma colecção de joalharia, de lápides e outras coisas mais. Depois fomos a uma espécie catacumbas de Roma. Seguimos para um auditório onde fazem as reuniões. Seguimos uma seta que
dizia: porta sul, termas e fórum. Chegámos ao forum e subimos umas escadas e tivemos de atravessar a estrada. Seguimos para a porta sul. No fim regressámos até Portalegre, passando pela Portagem.

Texto de Gil José Santos Pereira
2 de novembro de 2010
Hora do Conto

Agradecemos ao Professor o bom momento que nos fez passar e a mensagem transmitida pela história.
26 de outubro de 2010
Actividade no Centro de Recursos
Fomos ao Centro de Recursos da Escola participar numa actividade de leitura. A Professora Conceição Jacob apresentou-nos a história da Capuchinho Vermelho numa versão diferente. Foi acompanhada de imagens e projectada . A mesma foi importante pois a versão era sobre a alimentação saudável, que era representada pelo lanche que a Capuchinho Vermelho levava à avó. Depois fizemos um trabalho de interpretação e desenhámos a Capuchinho Vermelho.
O nosso agradecimento à professora.
23 de outubro de 2010
Os nossos animais amigos
Aguns de nós trouxemos animais para a sala de aula que temos em casa. Cada um apresentou o animal à turma. Dissemos o seu nome, cuidados a ter, alimentação e o tratamento que lhe damos.
Os animais foram:
Ana Isabel- coelhinho felpudo
Diogo- periquito andarilho
Flávia- peixe dourado
Francisco- mandarim colorido e o seu peixe
Mariano-o cão Navalhas
Rúben-a sua gatinha já idosa
Tatiana- a sua magnífica Chixila
Teresa- o coelho castanho e o pequeno amester
Foi um dia em que pudemos conhecer estes amigos.
Não esqueçam que devemos tratar bem os animais.
21 de outubro de 2010
O Rio Amazonas

O Lorenzo nasceu no Brasil e tivemos curiosidade em saber algumas coisa sobre o Rio Amazonas. Então perguntou à mãe e trouxe-nos algumas informações que nos apresentou:
O rio Amazonas tem mais de 6400 km. É o segundo maior do mundo. Nasce nos Andes, no Perú. Passa pelo Equador, Bolívia, Venuzuela. Metade do seu percurso é feito no Brasil onde corre até ao Oceano Atlântico. O seu leito é longo, podendo ter de 30 a 40 km.
A Viagem de Vasco da Gama

Num dia um Homem muito famoso chamado Vasco da Gama quis ser um descobridor. Disse à mãe:
- Quero ser descobridor.
A mãe disse:
- Não...
O Vasco chorou, chorou, junto ao mar olhando para os barcos dizendo:
- Não posso acreditar!
Uma pessoa viu-o a chorar e perguntou:
- O que tens?
E o jovem respondeu:
- Eu gostava de ser descobridor.
A pessoa disse:
- Não te preocupes, eu vou falar com os teus pais.
A pessoa foi falar com os pais do jovem e exclamou:
- Olá, eu chamo-me Pedro Álvares Cabral, sou de Belmonte, muito prazer...
- Os pais disseram:
- O que quer falar?
- Quero falar sobre o seu filho que ser descobridor.
Os pais responderam:
- Já não se fala disso...
-Um dia os pais do Vasco da Gama vão de viagem e Vasco da Gama realizou o seu sonho. Foi para a escola de navegadores, aprendeu tudo sobre o mar.
Quando era mais velho decidiu descobrir o caminho marítimo para a Índia.
Anos mais tarde faleceu e foi foi sepultado no Mosteiro dos Jerónimos como forma de o lembrarmos.
O autor: Gil José Santos Pereira
19 de outubro de 2010
Ler é aprender
13 de outubro de 2010
Dia do animal
O gatinho

vi lá um gatinho.
Esse gatinho,
gostava muito de peixinho.
Esse gatinho era muito brincalhão,
e também chorão.
O gatinho Leão fugia,
quando via a tia.
O gatinho queria,
sempre um miminho.
O gatinho Leão,
deu um grande trambolhão.
O gatinho brincava no quartinho,
com o seu macaquinho.
E assim vos escrevi a poesia do gatinho,
e do seu priminho.
Ana Isabel
12 de outubro de 2010
O estudo do esqueleto
Começamos a estudar o esqueleto para isso vimos um powerpoint sobre o tema. O mesmo ia passando as nossas partes do corpo e os ossos que a constituem.
Ficámos a saber que o esqueleto tem trezentos e seis ossos. É responsável por nós andarmos, protege alguns órgãos do nosso corpo e permite-nos estar em posição vertical.
Também é importante uma alimentação saudável para conservar a s
aúde dos ossos, não esquecendo o cálcio que o leite nos pode fornece.
A postura correcta é importante para que o esqueleto não tenha deformações.
11 de outubro de 2010
O Outono
Brincar com o alfabeto

A Ana Teresa fez uma bonita poesia a partir do alfabeto:
Andar a pé, mas que bom!
Brincar na areia,que grande ideia!
Correr e saltar, alegria no ar!
Dançar, para não me cansar!
Estar cansada, para não me atrapalhar!
Farei o melhor , não o pior!
Ganhar, para falar!
Hoje vou à escola, com coisas na sacola!
Irei com fita cola!
Joguei e venci, porque escolhi!
Livros novos, amigos novos!
Medo de ouvir a mãe a ralhar, por não estar a trabalhar!
Nada de pensar, para estudar!
Ouvir o professor, com muito humor!
Parar de estudar, para brincar!
Querer aprender, para saber!
Rir, para me divertir!
Sonhar, para acordar!
Trabalhar, sem me cansar!
Uvas na sacola, que levo para a escola!
Verão a acabar, o inverno a começar!
Xilofone a tocar, para festejar!
Zebras na selva, nós na relva!
Brincar na areia,que grande ideia!
Correr e saltar, alegria no ar!
Dançar, para não me cansar!
Estar cansada, para não me atrapalhar!
Farei o melhor , não o pior!
Ganhar, para falar!
Hoje vou à escola, com coisas na sacola!
Irei com fita cola!
Joguei e venci, porque escolhi!
Livros novos, amigos novos!
Medo de ouvir a mãe a ralhar, por não estar a trabalhar!
Nada de pensar, para estudar!
Ouvir o professor, com muito humor!
Parar de estudar, para brincar!
Querer aprender, para saber!
Rir, para me divertir!
Sonhar, para acordar!
Trabalhar, sem me cansar!
Uvas na sacola, que levo para a escola!
Verão a acabar, o inverno a começar!
Xilofone a tocar, para festejar!
Zebras na selva, nós na relva!
10 de outubro de 2010
Dia Nacional da água
Para comemorarmos o Dia Nacional da Água fomos participar em duas actividades a convite da empresa Águas do Norte Alentejano.
A primeira actividade foi a apresentação de um powerpoint sobre educação ambiental e a água, a sua utilidade e bons hábitos de uso da mesma.
A primeira actividade foi a apresentação de um powerpoint sobre educação ambiental e a água, a sua utilidade e bons hábitos de uso da mesma.
A segunda parte foi um espéctaculo participativo pelo Grupo de Teatro Jangada de Pedra. O tema foi "Personagens de Água" em que houve a nossa participação com danças e situações da vida real para experimentação das propriedades da água . Foi uma tarde muito bem passada em que aprendemos muito sobre a importância da água no nosso planeta.
Dia Mundial da Música
No dia mundial da música a nossa turma apresentou uma demonstração sobre o tema. O professor responsável pela actividade foi o professor Francisco que nos dá Expressão Musical nas actividades de enriquecimento curricular. A apresentação decorreu no período da manhã. Primeiro assistiram os alunos do primeiro e segundo anos e de seguida os restantes colegas. O professor fez um pequena apresentação de certos instrumentos e das suas características. Nós tocamos alguns instrumentos e no fim cantámos uma canção em conjunto com a assistência. Foi muito divertido...
14 de setembro de 2010
O Discurso do João
"Caros colegas
Eu se for delegado de turma estou a pensar fazer o seguinte: ser bom aluno, defender os direitos da turma, participar sempre nas actividades escolares, anotar sempre os recados do professor...
Pretendo, também, ajudar toda a turma e o Sr. Professor Joaquim e passarmos este último ano a aprender e a divertirmo-nos em grande!"
João Roldão
Eu se for delegado de turma estou a pensar fazer o seguinte: ser bom aluno, defender os direitos da turma, participar sempre nas actividades escolares, anotar sempre os recados do professor...
Pretendo, também, ajudar toda a turma e o Sr. Professor Joaquim e passarmos este último ano a aprender e a divertirmo-nos em grande!"
João Roldão
Eleição do delegado de turma

13 de setembro de 2010
Regresso à escola
O professor fez a recepção aos pais. Começamos o dia com um diálogo sobre o que mais de interessante fizémos desd
Elaborámos uma pequena prenda que consistia em montar um boneco que pintámos. Também fizemos um contrato de promessa sobre o nosso comportamento.
Pintámos desenhos para abertura do nosso dossier individual de trabalho.
Por fim, o dia acabou com jogos de educação física.
Desejamos um bom ano lectivo a todos.
4 de junho de 2010
1 de junho de 2010
Dia da Criança
Na nossa escola comemorámos o Dia da Criança com várias actividades. Realizámos vários jogos. Começámos com as andas e o derrube dos pines. Fizémos algumas estafetas com obstáculos. Dançámos muito na discoteca, foi uma dança muito movimentada. Cantámos no karaoke diversas canções. O jogo da dança das maçãs, também, foi m
uito divertido.Apanhámos bolachas com os olhos vendados.
A etapa seguinte foi um almoço convívio na escola e o professor acompanhou-nos.

A etapa seguinte foi um almoço convívio na escola e o professor acompanhou-nos.
24 de maio de 2010
"Viver é preciso"
No fim decoramos as mãos com desenhos.
Construção de sólidos geométricos
O trabalho foi feito em grupos de dois e cada grupo apresentou a sua construção aos colegas. Pudemos verificar com mais facilidade algumas das caractrísticas dos sólidos: vértices, arestas, faces, bases...
Foi divertido aprendermos com estes modelos.
Foi divertido aprendermos com estes modelos.
23 de maio de 2010
" O Vento nas Palavras"

No dia dezassete de Abril fomos assistir a uma peça de teatro do grupo de teatro d`O Semeador. Como transporte utilizámos o autocarro da Câmara Municipal. A peça de teatro começou às dez horas e trinta minutos. O título da mesma era" O Vento nas Palavras". Foi uma dramatização muito interessante, pois pudemos conhecer alguma poesia portuguesa apresentada de uma forma lúdica e muito dinâmica. Também gostámos dos poemas e do ritmo.
Foi uma manhã muito bem passada em que ficámos a conhecer alguns autores portugueses que souberam utilizar as palavras para nos falar dos sentimentos e da vida.
Foi uma manhã muito bem passada em que ficámos a conhecer alguns autores portugueses que souberam utilizar as palavras para nos falar dos sentimentos e da vida.
6 de maio de 2010
"A árvore Generosa"

O menino cresceu e deixou de a visitar e ela ficava triste. Quando voltou o menino pediu-lhe dinheiro. A árvore deu-lhe maçãs para vender. Ela ficou feliz.
O menino continuava a crescer, era um homem. Quando voltou ele pediu-lhe uma casa e ela deu-lhe os seus ramos. Ela ficou feliz.Passado muito tempo ele voltou e pediu um barco para viajar. Deu-lhe o tronco para o fazer. Ela ficou feliz, mas não muito.Quando era idoso, ele
voltou e a árvore ficou feliz que até mal conseguia falar. Ela não tinha mais nada para lhe oferecer. O menino precisava de um sítio sossegado para descansar. Sentou-se no toco da árvore...

A árvore ficou feliz...
Resumo colectivo do livro "A Árvore Generosa" de Shel Silverstein, publicado pela primeira vez em 1964
5 de maio de 2010
Segurança rodoviária
No dia 3 de Maio realizámos na escola uma sessão de segurança rodoviária com agentes da PSP. Fizemos um circuito com carrinhos conduzidos por nós. O mesmo foi feito à volta da escola. Tivemos de cumprir com as normas de circulação. Respeitámos os sinais de trânsito que iam aparecendo no trajecto. Também, havia sinais lumimosos nas passadeiras e peões a passar.
O nosso muito obrigado aos senhores polícias e em especial aos da Escola Segura.
3 de maio de 2010
Actividades com as mães

A actividade seguinte foi a elaboração de um cartão em forma de coração e nele escrevemos uma mensagem sobre a mãe e elas sobre nós.
Dia da mãe
Com a prenda construímos um cartão em forma de coração e escrevemos uma pequena mensagem dedicada à nossa mãe.
O que é a liberdade...

João
Alegria e paz.
Teresa
Estar com os meus amigos. Respeitar as pessoas.
Flávia
Viajar. Brincar. Falar com os amigos.
Lorenzo
Poder abraçar os meus amigos. Poder brincar. Não fazer guerras.
Ana Isabel
Brincar com os amigos. Passear com os pais. Dar a minha opinião. Dar-me bem com as pessoas.
Tatiana
É paz, amor e alegria. Podermos brincar, cantar e pintar.
Jéssica
Sermos livres. Poder votar. Sermos amigos.
Inês
Ser amigável. Estar à vontade com as pessoas.
Mariano
Estar com os amigos, brincar, divertir-me e estudar.
Diogo

Subscrever:
Mensagens (Atom)